Atacante negou que tenha simulado a falta (Foto: Vipcomm)
AE - Após não dar declarações depois da vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Croácia, na última quinta-feira, no Itaquerão, no jogo de abertura da Copa do Mundo, o atacante Fred enfim se pronunciou sobre o lance mais polêmico da partida – o pênalti marcado pelo japonês Yuichi Nishimura quando a partida estava empatada em 1 a 1. Através de vídeo divulgado pela CBF, Fred garantiu que sofreu a falta assinalada pelo árbitro, supostamente cometida pelo croata Lovren.
“Foi pênalti claro. Não existe mais pênalti ou menos pênalti. A Fifa mandou a comissão de arbitragem para orientar os jogadores, para que não existissem agarrões, que eles iam dar pênalti. Naquele lance, eu dominei a bola com a direita para girar pela esquerda, então sofri uma carga no ombro, perdi o alcance da bola. Me desequilibrou e eu caí”, disse.
Fred negou que tenha simulado a falta e citou, inclusive, o gol que marcou no amistoso contra a Sérvia. De acordo com o atacante, naquela oportunidade, ele conseguiu dar sequência ao lance, ao contrário do que aconteceu na última quinta.
“Não sou jogador de ficar caindo. Contra a Sérvia, eu também sofri uma carga, me desequilibrei e fui para a bola e fiz o gol. Nesse jogo com a Croácia, recebi a carga que me impediu de fazer o gol. Eu estava dentro da área. Foi pênalti claro”, afirmou o atacante. “Vi muita gente falando que não teve pênalti, mas eu sofri a carga e foi suficiente para me tirar a bola para evitar que eu fizesse o gol”, completou.
Após a partida, os jogadores e a comissão técnica da Croácia reclamaram bastante da decisão do árbitro. O treinador Niko Kovac, inclusive, disse que a decisão foi “ridícula” e a classificou como um “circo”. E essa reação irritou a seleção brasileira e a CBF, que entenderam ter sido desproporcional ao ocorrido.