terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vereador de Ouricuri aparece em reportagem de denúncia do Fantástico

                                                                  Um crime contra a saúde de brasileiros carentes! Esse é o tema da reportagem especial do Fantástico deste domingo (1º). Durante dois meses, nós percorremos a região Nordeste, para investigar como funcionam os programas que combatem a seca com caminhões-pipa. A reportagem do Fantástico encontrou tanques imundos, água contaminada e entregas que não chegam nunca. A reportagem foi produzida por Wilson Araújo, Alan Graça Ferreira e Maurício Ferraz (equipe da rede Globo). Na oportunidade, em várias localidades do sertão e agreste nordestino foram encontradas inúmeras irregularidades. Sobre o caso do Vereador de Ouricuri, Edilson Silva Oliveira (Lela) do PSDB a reportagem do Fantástico mostra como um desleixo a forma que o parlamentar leva água para a população carente da zona rural do município.
(Texto Fantástico)
O desleixo maior foi em Ouricuri, Pernambuco. O lugar é como se fosse um cemitério de animais. E há um ponto clandestino de abastecimento de água. Nossa equipe filmou quando um caminhão – a serviço do governo estadual – pegava água no açude. O motorista

afirmou: “Pega desse açude aí?”.
“É. pra beber”.
Ao ser avisado que se trata de uma reportagem, o caminhoneiro disse que o veículo é do irmão dele: um vereador de Ouricuri.

Fantástico – Seu irmão entrega água para os eleitores?
– Para os eleitores.
Fantástico – O pessoal que vota nele, ele dá uma força?
– É, dá uma força.
Fantástico – A água está barrenta, não está?
– Mais ou menos. Não é muito barrenta, não.

O vereador Edilson Silva Oliveira aparece logo depois.
– Aqui não tem preferência, nem troca de voto.
– O senhor bebe essa água ai?
– Não. Isso é pras minhas plantas. Isso aí só serve para aguar plantas e pra animais beberem. Vai lá para o meu sítio.
Ele (vereador Lela) recebe, em média, R$5 mil por mês para levar água que deveria ser de boa qualidade aos moradores da região.
“O carro que transporta água para o gado é destinado só para o gado. Está infringindo a lei. Não pode”, diz um homem.
         A Vigilância Sanitária constatou que a água está contaminada por fezes humanas e de animais. Tudo foi jogado numa praça. Depois disso, o vereador foi retirado do programa de distribuição de água. (Informações: Site do Fantástico/Bruno Morais/Blog do Nilson Macedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário