quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestantes no exterior realizam protestos em apoio a passeatas no Brasil Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/manifestantes-no-exterior-realizam-protestos-em-apoio-passeatas-no-brasil-8743656#ixzz2WhFxi23S © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  • Em São Francisco, cerca de 400 pessoas participaram de ato no centro da cidade
O GLOBO
COM FABRÍCIO VITORINO
Publicado:
Atualizado:

Manifestação em São Francisco de apoio a protestos no Brazil
Foto: Fabrício Vitorino
Manifestação em São Francisco de apoio a protestos no Brazil Fabrício Vitorino
SÃO FRANCISCO e RIO - Enquanto manifestações se espalham com mais força pelo Brasil, simpatizantes e brasileiros no exterior realizam uma série de atos de apoio aos protestos. Esta semana, centenas de pessoas participaram de atos em Londres, Barcelona e São Francisco. Na cidade americana, cerca de 400 manifestantes se reuniram na terça-feira na praça Justin Herman, em ação que contava com a presença de americanos, mexicanos e outros imigrantes.
- É um momento que o Brasil está se unindo. Quem mora fora, como a gente aqui em São Francisco, Califórnia, também está se unindo contra a violência - diz a fotógrafa paulista Lívia Santos.
Munida de câmera e microfones, Lívia gravava tudo e fazia entrevistas, mas sem deixar de participar do protesto. Para a jovem, que diz ter amigos em São Paulo que foram presos, o Brasil vive um clima de "ditadura", comentando a notícia de que alguns manifestantes teriam sido presos por levar vinagre em suas mochilas. Já para Vinícius Araújo, que vive há 13 anos nos EUA, a situação no Brasil chegou a um limite.
- Nós queremos dar apoio para quem está sofrendo, para quem está lutando. E a gente quer lutar também, nós não temos que ficar quietos. Não adianta ficar nessa de que é bom, que vai ter Copa. Tem que lutar.
Além das centenas de brasileiros, muitos simpatizantes de outras nacionalidades participaram do ato no coração do centro financeiro da cidade. O movimento foi organizado pelo Facebook há alguns dias pela paulistana Lívia, em parceria com Ricardo Aranha e Candice Bittencourt, que também moram nos EUA. Mais de cinco mil pessoas foram convidadas pela rede social, e cerca de 1.500 confirmaram presença.
Página no Facebook organiza manifestações gerais no exterior
Ainda na terça-feira, dezenas de manifestantes vestidos de verde e amarelo ocuparam a Praça Catalunya, no centro de Barcelona. Além de demonstrar apoio às marchas no Brasil, alguns ativistas pediam que o jogador de futebol Neymar - que foi recentemente contratado pelo time Barcelona - se manifestasse pelas passeatas.
Outros atos também foram registrados em Londres, na Cidade do México e na cidade italiana de Trento. Segundo a página Democracia Não Tem Fronteiras, criada por brasileiros no exterior, manifestações ocorreram em ao menos 25 países, incluindo 69 cidades do exterior divididas entre Estados Unidos e Europa.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/manifestantes-no-exterior-realizam-protestos-em-apoio-passeatas-no-brasil-8743656#ixzz2WhG37maa
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário