segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Jornal Hoje - Boletos de compras feitas pela internet podem conter dados falsos




Um alerta para quem compra pela internet: golpistas agora estão alterando os boletos de pagamento dos produtos. E o golpe é na hora da impressão do boleto. Um vírus de computador altera os dados originais e o valor pago na fatura vai parar na conta dos bandidos em vez de quitar o débito.


Na casa da aposentada Elisa Maria Guedes quase tudo foi comprado pelo computador. Ela adora compras on line, mas há dois meses levou um prejuízo de R$ 369. Foi quanto ela pagou num smartphone, mas o aparelho nunca foi entregue. O pagamento foi por boleto bancário numa casa lotérica, só que a loja diz que não recebeu o dinheiro

“Eu falei que eu tinha efetuado o pagamento e eles pediram para eu mandar o comprovante. Mandei sete comprovantes e depois de 15 dias eles disseram que o boleto não podia ser deles porque o banco deles era outro", conta a aposentada.

No site “Reclame Aqui” o golpe do boleto aparece entre as dez maiores reclamações de novembro de 2013 a novembro de 2014. É mais comum nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país.

Para entender como os bandidos agem, o JH consultou um especialista em segurança na internet, Eduardo D’Antona. A empresa onde ele trabalha descobriu há apenas seis meses. "Nesse período nós conseguimos identificar 190 mil computadores de usuários infectados pelo vírus", explica Eduardo.

O especialista explica que, com a alteração dos golpistas, o leitor não consegue ler o código de barras. E a alteração de números faz com que o pagamento seja direcionada para uma outra conta. Uma dica para evitar o boleto falso é pedir o boleto pelo correio. Se não for possível, confira todos os dados no boleto - valor, data de vencimento, CNPJ da empresa.

Fique atento ao código de barras. E desconfie dos boletos em que você não consegue pagar no caixa usando só o código de barras e é preciso digitar os números. Se tem dúvida, liga para banco confirma, entra na internet e procure ver se o número está válido, tente atualizar e veja se existe mesmo"

O consumidor perde dinheiro quando paga um boleto falso porque a empresa não reconhece o pagamento e o débito fica em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário